domingo, agosto 23, 2009

Enchantée

Para ser lido ao som de "Coração do Agreste" (Moacyr Luz e Aldir Blanc) interpretada por Fafá de Belém.

http://www.youtube.com/watch?v=k33E1C5YqW8



Eu, Tieta do Agreste, certifico, lavro e dou fé na minha decência.

A minha Santana do Agreste já não respira mais o mesmo ar. De novo, toda novinha, toda velhinha, toda santinha me quer receber com o mesmo olhar com o mesmo carinho.


E meu cajado, meus cabelos grandes e o meu desejo são grandes demais pra ficarem assim juntinho, quietinho na Igrejinha de Maria Paula.


É que me mostraram tantos paraísos...


E foi mais ou menos assim.

Eu vi a foto que dizia berço esplêndido onde dormia morto o meu Brasil.


Mas como boa devota que sou


Insisto nas minhas rezas até o dia do amanhã.

E ganho de presente a quase tijucana

Dos seios perdidos.


A dor irás mensurála nas letrinhas que te escrevem

Assim calmamente, pois por aqui também já passou sexta feira

E Santana do Agreste se arruma pra 2º festa de Maria Paula

Com roda gigante, barraquinha e labamba


As desculpas a Tieta aqui joga atrevida lá na baía

Pois lá não mora o amor a dor a flor nem nada


Quanto a dançar.

Eu também não.

Nem Marina

Nem Vanessão.


E sobre o carro vermelho

Aposto tudo e encho o tanque

Cheque especial

Bolsa do cnpq


Dá pra chegar até lá pros cantos de Sonora

Ou Terra do Fogo

Que tal?


Eu, Tieta do Agreste

Exagerada

Descomedida

Não sei fazer verso pequeno

Nem poesia torpe

Nem haikai


Eu, Tieta do Agreste

Quero você antes do almoço

Quero o paraíso com tudo dentro

Quero o juízo final sem juros

A volta do Messias

O reino dos Céus

O seu decote


Era uma vez um moço bonito


Assim tão moço assim tão bonito

Era uma vez ele todos os dias


O cigarro que ele fumou

E jogou no chão do meu quarto

Denuncia a sua presença


Sim, menina


Copiar e colar figura de linguagem

Minha primeira metáfora

Para dizer meu desejo

Fumando-se assim


Sem cobra

Nem paraíso

Nem inferno.

Um comentário:

Ci disse...

Tieta,
essas quases Tijucanas que perdem os seios são ciganas obliquas dissimuladas.
Essa sua dor de renascer na segunda feira é coisa de gente grande. E de cheque especial em cheque especial a gente ganha o jogo.