quarta-feira, fevereiro 25, 2009

Alcione


Aqui no Centro de Estudos Brasileiros há um acervo fonográfico imenso e de muito boa qualidade. Escolhi para esta segunda-feira de carnaval escutar Alcione cantando a linda canção “sufoco”. Difícil descrever o impacto de tão linda interpretação. Os instrumentos acompanham cada verso, cada súplica, cada queixa da letra da canção.
Paro para pensar na figura de Alcione e como ela atingiu outras proporçoes para mim em terras portenhas. Acompanhando a sua carreira desde o maravilhoso disco de 1977 até os dias atuais, vemos a imposição de uma grande voz da música popular.
Mais interessante ainda é notar as nuances da voz da Alcione. De uma doçura cândida dos 70 até um tom mais grave e ar poderoso característico da Marrom nos dias atuais.

Pensamos no envelhecer, na grandiozidade dos anos que se impõe a cada um. E mais fascinante ainda é procurar a ternura e a beleza de menina em tão grave voz.
A canção “telegrama” de Alcione é paradigmática para mim devido ao seu sucesso e a sua recepção positiva pelas mais variadas camadas da sociedade.

É por essas e por outras que eu considero Alcione como uma das grandes figuras da Música Popular Brasileira.

Também reservo para ela o lugar de Diva-mor da nossa música. Pelo conjunto da obra, sua voz, suas unhas, suas roupas e sua brasilidade incessante.




2 comentários:

Joelma Linhares disse...

Que prazer ler teu texto, Henrique, isso porque tu conseguistes expressar tudo o que nós, fãs dessa diva brasileira, sentimos.

Visite nosso blog em homenagem a ela!
www.morenaforrozera.blogspot.com

Um Bjo!

______----------- disse...

Alcione é diva! nunca lavou louças com essa unha! arraza!